18 de março de 2015

Cleuza Repulho comparece à Câmara para falar sobre merenda escolar

A 7ª sessão plenária de 2015 da Câmara de São Bernardo, que aconteceu nesta quarta-feira (18), foi marcada pela presença da secretária municipal de Educação, Cleuza Repulho. A chefe da Pasta atendeu a convocação dos vereadores da cidade para prestar explicações sobre a readequação na merenda escolar distribuída aos alunos da rede pública.
 
Presidente do Legislativo, vereador José Luís Ferrarezi, iniciou os trabalhos convidando Cleuza a compor a mesa diretora. Em seguida, a secretária fez uma apresentação com os dados do trabalho da Secretaria. Cleuza falou da introdução de novos alimentos no cardápio, da formação das merendeiras e do conjunto de ações para estimular escolhas alimentares saudáveis que colaborem com o aprendizado e a saúde dos alunos.
 
“O programa de merenda escolar é de responsabilidade direta da Prefeitura de São Bernardo  e sua gestão é compartilhada com o Conselho Municipal de Alimentação Escolar”, explicou a secretária.

Cleuza também abordou a dieta especial, onde cerca de 1400 alunos a recebem por estarem acima do peso. Por fim, concluiu dizendo que “São Bernardo investe na educação com qualidade, seguindo as diretrizes do Ministério da Educação com objetivo do pleno desenvolvimento das crianças”.
 
“O cardápio traz alimentos ricos em vitaminas e minerais, além de frutas com porções e calorias recomendadas por entidades de referência na área de pediatria e nutrição. O novo atendimento contribui para que os lanches e refeições feitos na escola propiciem uma melhor ingestão dos alimentos, realidade que que colaborou para a reeducação alimentar das crianças, contribuindo para que elas comam a quantidade e a qualidade ideais para cada refeição”, elucidou.
 
Depois, foi a vez dos vereadores fazerem seus questionamentos, todos referentes às mudanças na distribuição da merenda e da falta de informações na condução do processo. A secretária de Educação respondeu os parlamentares e afirmou que “trabalha para que os alunos da rede tenham mais qualidade de vida ao consumirem alimentos mais saudáveis”.
 
Em suas considerações finais, Cleuza afirmou que seu “gabinete esta aberto para o diálogo” e declarou que “houve uma falha na comunicação com a base governista”, abrindo espaço para boatos.
 
Já no final da sessão, o presidente da Casa considerou a vinda da secretária muito importante, por “prestar esclarecimentos a todos munícipes”.