História


Antonio Carlos da Silva, conhecido como Toninho da Lanchonete, foi vereador na Câmara de São Bernardo do Campo eleito por 7 mandatos. Foi também secretário de Obras do município de São Bernardo do Campo na gestão do ex-prefeito Luiz Marinho (2009-2016).

Nascido em Tupi Paulista, interior do estado, Toninho chegou a São Bernardo no ano de 1968. Trabalhou como contabilista, metalúrgico da Volkswagen e comerciante, onde recebeu seu pseudônimo. Formado em Direito, Toninho é casado e pai de dois filhos.

O vereador iniciou sua militância nos movimentos sociais. Foi presidente das Sociedades Amigos e Esportiva do Jardim do Lago e diretor da Sociedade Amigos do Jardim Lavínia. Nos anos 80, participou do movimento sindical com os metalúrgicos e os químicos do ABC e ajudou a fundar o Partido dos Trabalhadores.

Entre janeiro de 2009 e março de 2011, Toninho foi secretário de Obras da cidade. Ao lado do prefeito Luiz Marinho, pôde dar início a uma verdadeira revolução.

Neste período, Toninho deu início à construção do Hospital de Clínicas, 7 escolas CEUs, 9 escolas de ensino básico, revitalização da Cidade das Crianças e do Parque Estoril, construção das quadras cobertas nas EMEB’s, entre outras obras que estão mudando a vida do povo de São Bernardo do Campo.

Toninho é autor de vários projetos de interesse social, como por exemplo, o Bilhete Único em São Bernardo. Lutou junto com a população durante anos para conquistar a escritura pública do imóvel através do ‘Programa de Legalização Fundiária’. Hoje este programa beneficia várias famílias em diversas regiões da cidade.

Os mandatos do ex-vereador Toninho da Lanchonete sempre tiveram a marca da participação popular.