21 de março de 2015

Mobilidade urbana e gratuidade no transporte público são temas de debate no PT de São Bernardo

A Juventude do Partido dos Trabalhadores de São Bernardo do Campo (JPT-SBC) organizou na tarde deste sábado (21) um debate que abordou a mobilidade urbana e o projeto de lei que garante gratuidade nas passagens do transporte público para estudantes em horário escolar no município.
 
O evento, que reuniu cerca de 50 pessoas, contou com a participação de Lúcio Gregori, consultor do Movimento Passe Livre e ex-secretário de Transportes de São Paulo no governo Erundina, e  Valeska Peres, da Associação Nacional de Transportes Públicos. O vereador Tião Mateus e o deputado estadual Luiz Fernando também estiveram presentes.
 
Tião Mateus, em sua intervenção, enalteceu a importância do projeto, que irá beneficiar mais de 300 mil estudantes em São Bernardo e quase 1 milhão em todo ABCD, e falou do trabalho de articulação política do prefeito Luiz Marinho para garantir o direito a todos estudantes das setes cidades que envolvem a região.
 
Luiz Fernando parabenizou os coletivos de Juventude que participaram diretamente das negociações e lembrou que a reivindicação da gratuidade para estudantes é antiga.
 
Lúcio Gregori começou sua participação com uma profunda contextualização histórica sobre mobilidade urbana fazendo um paralelo com a relação do Estado, do setor privado e da sociedade civil brasileira. Em sua opinião, a mobilidade urbana e o transporte público têm, sobretudo, um caráter político que precisa ser debatido com a população das grandes cidades.
 
Valeska Peres abordou os problemas estruturais que, segundo ela, afetam a qualidade e a capacidade do transporte público em nosso país. Em sua apresentação, Peres deixou claro que o modelo de urbanização brasileiro é o grande problema que precisa ser enfrentado.
 
Em seguida, abriu-se o debate, e, os participantes puderam fazer suas observações e questionamentos.