17 de dezembro de 2014

Marinho se reúne com jovens para debater gratuidade na tarifa de ônibus

O prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, e representantes da Juventude participaram de debate na noite desta quarta-feira, 17. O encontro teve como objetivo discutir medidas relacionadas à gratuidade nas passagens para estudantes de baixa renda e contou com a presença do secretário de Administração, José Augusto Pereira; de Mariana Perin, que comanda a Coordenadoria de Ações para a Juventude; dos vereadores, José Cloves, Marcos Lula e Tião Mateus; e do presidente do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT), Brás Marinho.
 
Luiz Marinho iniciou a atividade falando das manifestações que ocorreram em 2013, onde os jovens foram protagonistas, e, na oportunidade, garantiram que não haveria aumento no preço da tarifa de ônibus. O prefeito fez questão de dizer que a gratuidade para estudantes gera custos e isso precisa ser discutido com a população. “É óbvio e necessário o aumento da tarifa, uma vez que estes novos recursos servirão como subsídio”, disse.
 
Lidney Soares Agostinho, secretário municipal da Juventude do PT, fez uma análise do contexto político em que ocorreu as manifestações de junho do ano passado e apoiou a intenção de garantir a gratuidade para estudantes. Segundo ele, a preocupação é como a administração vai apresentar esse reajuste. “Defendemos este benefício para estudantes, mas nós precisamos nos antecipar ao debate, apresentar justificativas e lutar por esta gratuidade”, declarou.
 
O vereador Tião Mateus, presidente da Câmara Municipal, afirmou durante sua intervenção que os movimentos de Juventude devem estar na vanguarda das manifestações, caso elas ocorram, “sem deixar que oportunistas se aproveitem da situação”.
 
Membro da Executiva Municipal do PT, Alexandre Antônio da Silva, agradeceu a iniciativa do prefeito e definiu como muito importante a realização desta reunião, já que “por se tratar de um assunto delicado é necessário que haja o debate para que todos possam participar”.
 
Em seguida, os jovens fizeram suas ponderações, apresentaram seus questionamentos e, de forma construtiva, fizeram suas críticas.
 
Após as falas, Marinho fez breve explicação sobre os custos para manter operando o transporte público em São Bernardo e fez comparações com cidades da região. O prefeito disse acreditar que “o debate servirá para saber o quanto a sociedade esta disposta a subsidiar tarifa gratuita para estudantes”.
 
O chefe do Executivo declarou que irá apurar as planilhas para saber o valor que será necessário reajustar, sem deixar de lado o trabalho para viabilizar a gratuidade para estudantes. Porém, isso só irá acontecer depois de consultar os demais prefeitos das cidades do ABCD e da capital paulista.
 
Até o fechamento desta matéria, não foram divulgados os custos que esta tarifa gratuita irá gerar aos cofres da Prefeitura e o número de estudantes beneficiados.