27 de setembro de 2014

CEU que homenageia Luiz Gushiken é inaugurado pelo prefeito Luiz Marinho

O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, inaugurou neste sábado, 27, o sexto Centro de Educação Unificado (CEU) do município. O novo CEU irá beneficiar 900 crianças da Educação Infantil, moradoras dos jardins Cama Patente, Campestre e Thelma; Núcleo São Jorge; e parques Esmeralda e Hawaí. De acordo com informações divulgadas pela prefeitura, 400 vagas são de período integral. 

Localizado no parque Hawaí, região do bairro Alvarenga, o centro de ensino homenageia Luiz Gushiken, falecido em 2013. Gushiken era administrador formado e começou sua vida política como sindicalista. Foi presidente do Sindicato dos Bancários do Estado de São Paulo, presidente nacional Partido dos Trabalhadores e da Central Única dos Trabalhadores. Como parlamentar, foi eleito para três mandatos na Câmara dos Deputados.

Luiz Gushiken também chefiou a Secretaria de Comunicação da Presidência da República e foi responsável pela campanha de resgate da autoestima do brasileiro com as frases: "O melhor do Brasil é o brasileiro" e "Sou brasileiro e não desisto nunca".

Na época do caso conhecido como 'Mensalão', Gushiken sofreu vários ataques por parte da imprensa. Sete anos após as denúncias, foi inocentado de todas as acusações pelo Supremo Tribunal Federal.

A mesma imprensa que massacrou o companheiro Luiz Gushiken não teve a hombridade de noticiar sua absolvição na época da decisão judicial da mesma forma que noticiou seu suposto envolvimento. Gushiken, que sempre foi um lutador das causas sociais, defensor da classe trabalhadora, líder sindicalista, teve sua imagem jogada no lixo pelos grandes veículos de comunicação de forma injusta. Fruto de uma campanha de ódio contra os movimentos sociais, organizações de esquerda e o Partido dos Trabalhadores organizada sobretudo pela ala mais conservadora da sociedade do nosso país.

O que foi feito hoje em São Bernardo, além de homenagear sua família e seus amigos, foi uma reparação, ainda que simbólica, do nome e da história de Luiz Gushiken.

Companheiro Luiz Gushiken, presente!