4 de abril de 2014

Centro Integrado de Monitoramento é inaugurado pelo prefeito Luiz Marinho

Nesta sexta-feira, 4, o prefeito Luiz Marinho inaugurou um dos maiores e mais modernos sistemas de vigilância por câmeras de todo o país, o Centro Integrado de Monitoramento (CIM). Estiveram presentes na cerimônia, o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Fernando Grella Vieira, Regina Miki, da Secretaria Nacional de Segurança Pública, além do vice-prefeito Frank Aguiar, secretários municipais e vereadores.

Com 400 câmeras instaladas em vários prédios públicos, monitorando diversos pontos da cidade e produzindo imagens 24h por dia, o CIM será responsável pela integração entre Guarda Civil Municipal (GCM), Departamento de Trânsito, Serviço de Atendimento Móvel (SAMU) e Defesa Civil.

O prefeito Luiz Marinho afirmou que a integração destes serviços é necessária e destacou a importância da participação da população. “A integração dessas agências qualificará muito o atendimento realizado na nossa cidade. Mas precisamos ir além dos nossos investimentos para ter uma cidade melhor. Precisamos provocar o debate nas famílias para resgatar o bom senso e o sentimento de cidadania de nossa população”, declarou.

Regina Miki disse que o equipamento qualificará o atendimento dos profissionais que estão na rua por trazer mobilidade na prestação de serviço. “É um equipamento que atende mobilidade urbana, segurança, e também é instrumento de apoio a processos judiciais”, analisou.

Fernando Grella, ressaltou a importância da entrega do equipamento para as ações de prevenção e combate à violência. “É um belo exemplo de um município que se faz parceiro nas políticas de segurança pública. Nós vamos utilizar as imagens geradas pelo CIM, compartilhando as informações obtidas com o Centro de Operações da Polícia Militar. Esse é um importante mecanismo de segurança e de apoio à investigação.”


O vereador Antonio Carlos da Silva, o Toninho da Lanchonete, líder do Partido dos Trabalhadores na Câmara de São Bernardo participou da inauguração. Toninho destacou o trabalho da administração do prefeito Luiz Marinho, que, “tem investido na Segurança de São Bernardo, por acreditar que o município também deve contribuir para acabar com a violência”. Em sua opinião, “o novo centro de monitoramento irá aumentar a sensação de segurança da população”.

Lei de regulamentação do CIM
O prefeito Luiz Marinho, sancionou, durante inauguração desta sexta-feira, a lei que regulamenta o funcionamento do CIM. Na última quarta-feira, os vereadores de São Bernardo aprovaram o projeto de lei apresentado por Marinho. A lei prevê, além da integração de ações entre GCM, SAMU, Departamento de Trânsito e Defesa Civil, o armazenamento do conteúdo das imagens geradas por um período de até 15 dias e o fornecimento, quando solicitado oficialmente por autoridade competente e autorizado pelo secretário de Segurança Urbana, as imagens arquivadas mediante termo de responsabilidade.