5 de setembro de 2013

Vereador Toninho e deputada Ana do Carmo cobram melhorias na travessia da Balsa João Basso


O vereador Antonio Carlos da Silva, o Toninho da Lanchonete, e a deputada Ana do Carmo estiveram na tarde desta quinta-feira, 5, na Secretaria de Energia do Estado para reivindicar uma solução para a travessia da Balsa João Basso, no Riacho Grande.

Um grupo de moradores acompanhou o encontro com Milton Flávio Marques, subsecretário de Energias Renováveis do estado de São Paulo, e explicou a realidade da população que sofre diariamente com a demora no translado da balsa – cerca de 20 mil pessoas.

O vereador Toninho entregou um documento ao subsecretário requerendo um estudo do Governo do Estado, responsável pela manutenção da balsa, no sentido de resolver o problema dos moradores.

“Os moradores da região perdem cerca de 3 horas por dia para atravessar a balsa. Precisamos encontrar uma forma de acabar com isso. Se não for possível a construção de uma ponte, que seja implantada mais uma balsa no local”, ponderou Toninho.

A deputada Ana do Carmo criticou as condições da travessia. “Nós e os moradores reivindicamos mais uma balsa, que ao menos possa fazer o transporte de pedestres e carros separadamente, ou pelo menos que seja implantado um equipamento mais rápido e ágil. A situação atual é péssima, são filas quilométricas”, disse.

Uma comissão, formada pelos moradores, vereadores e prefeitura de São Bernardo, deputados estaduais e Governo do Estado, deverá ser criada para acompanhar os trabalhos. De acordo com Marques, a melhor forma para buscar um solução é “trabalhando em conjunto”.

De acordo com a Secretaria de Energia do Estado, a instalação de uma nova balsa demoraria um ano, ao custo de R$ 6 milhões.