7 de setembro de 2013

Câmara de São Bernardo comemora os 30 anos de fundação da CUT


Na última sexta-feira (6), o plenário Tereza Delta, na Câmara de São Bernardo do Campo, recebeu sessão solene para comemorar os 30 anos de fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT). De iniciativa da bancada de vereadores do Partido dos Trabalhadores (PT), o evento contou com a presença de parlamentares, dirigentes sindicais e militantes dos movimentos sociais e reuniu cerca de 250 pessoas.

O vereador Tião Mateus, presidente da Câmara, destacou a história de luta da central sindical. Em sua opinião, a CUT é o maior instrumento dos trabalhadores organizados no Brasil e lembrou das dificuldades e preconceito contra a Cerntral no início dos anos 80.

Para ele, “o resultado da luta daqueles trabalhadores que fundaram a central sindical é o que presenciamos hoje em nosso país”. “A CUT está no nosso sangue. Seus dirigentes e os sindicatos filiados sempre estiveram na luta ao lado dos trabalhadores”, afirmou o presidente do Legislativo.

Coordenador regional da CUT- São Paulo, Adi dos Santos esteve presente na solenidade. Em sua opinião, “a história da CUT vem do chão de fábrica”. “A história da Central Única dos Trabalhadores se confunde com a história da 1ª Comissão de Fábrica da Ford, da Volks e da Scania. Foi o comprometimento dos nossos companheiros nesse período que contribuiu para o nascimento da CUT”, analisou Adi.

Aproveitando a oportunidade, Adi fez uso da palavra para criticar o projeto de lei nº 4330/04 do deputado Sandro Mabel (PMDB) que trata da terceirização do contrato de trabalho. “Não podemos admitir tamanho retrocesso. O projeto que terceiriza o contrato de trabalho é uma afronta aos trabalhadores e trabalhadoras deste país. Precisamos evitar que este projeto de lei seja aprovado”, disse.

Disse também que nestes 30 anos, a CUT conseguiu muitas vitórias significativas, mas que precisa continuar no caminho da luta. “Temos muito que fazer ainda. A partir de uma nova estrutura sindical no Brasil”, ponderou. Adi concluiu sua participação agradecendo a bancada de vereadores do PT de São Bernardo pela homenagem.

Líder da bancada do governo, o vereador José Ferreira (PT) fez questão de falar de seu orgulho por ser um dos fundadores da CUT. O vereador fez um breve relato histórico e lembrou as dificuldades que todos enfrentavam naquela época, sob o regime militar.

“O prefeito era Aron Galante. Ele nos ajudou muito. Colocou o Pavilhão Vera Cruz à disposição do Sindicato dos Metalúrgicos para realizarmos o encontro”, disse Zé Ferreira, ao comentar o encontro que fundou a CUT. E lembrou uma passagem daquele tempo: “Uma vez, o prefeito Aron Galante, que não era do nosso partido falou: - esses vereadores que aqui estão não são do meu partido, mas gostaria que fossem. Pois, diferente dos que estão no meu partido, esses aqui trabalham".


Ao final da solenidade, o deputado federal Vicentinho fez um discurso carregado de emoção. O parlamentar relembrou todos os passos para a fundação da CUT e falou de todos que fizeram parte destes 30 anos.

Em sua opinião, a união dos trabalhadores com a consequente fundação da CUT “foi a maior resposta que o povo poderia dar ao regime militar”.

“Foi um período de forte repressão, mas a coragem daqueles nossos companheiros e companheiras foi maior do que qualquer dificuldade”, disse o deputado.

Vicentinho também falou de diversas bandeiras históricas da CUT e algumas conquistas importantes. “A 4ª maior central sindical do planeta e a maior central sindical da América Latina faz parte da nossa história. E eu tenho na Juventude a esperança de continuidade desta história”, concluiu o deputado.

Trintona - A Central Única dos Trabalhadores (CUT) foi fundada no dia 28 de agosto de 1983, em São Bernardo do Campo, durante o 1º Congresso Nacional da Classe Trabalhadora (CONCLAT), no Pavilhão Vera Cruz. Neste ano, homens e mulheres de todo o país lotaram o galpão da extinta companhia cinematográfica Vera Cruz.