27 de fevereiro de 2012

Vereador Toninho da Lanchonete participa de reunião no Jardim das Oliveiras


O líder do governo na Câmara Municipal, vereador Toninho da Lanchonete, participou neste sábado (25), da reunião organizada pelo prefeito Luiz Marinho, para tratar da descontaminação do solo no Jardim das Oliveiras. Mais de 300 pessoas estiveram presentes na EMEB Karolina Lewandowska.

A pauta do encontro eram as medidas que devem ser colocadas em prática pelos moradores no local. Localizada em uma área de um antigo lixão clandestino, o Jardim das Oliveiras possui benzeno e outros materiais nocivos, de acordo com estudos realizados em 1995 pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb).

Em dezembro do ano passado foi realizado um novo estudo que não apontou a presença de contaminação, mas o processo ainda existe no Ministério Público do Estado de São Paulo.

O geólogo Fernando Fernandes explicou aos moradores da “necessidade de uma elaboração do laudo para os órgãos estaduais para argumentar a favor do bairro” e que “esse laudo só será conquistado com o apoio da população”.

“As coletas mostraram que a contaminação não existe mais. Porém, ainda precisamos que os moradores colaborem para que possamos vencer essa batalha”, declarou Fernandes.

Segue abaixo as medidas que devem ser tomadas no Jardim das Oliveiras:

- não captar e consumir água subterrânea
- manter áreas impermeabilizadas com concreto ou asfalto
- não possuir hortas
- não construir novos cômodos ou residências
- não realizar escavações sem estudo prévio de estabilidade geotécnica
- não criar animais para consumo