5 de outubro de 2011

Ex-moradores do Jd. Falcão são recebidos na Câmara

No dia 22 de julho, aproximadamente noventa ex-moradores do Jardim Falcão, na região do Grande Alvarenga, fizeram uma manifestação pacífica na entrada da Câmara Municipal de São Bernardo do Campo para lembrar a data da desocupação do terreno em que eles moravam.

Treze anos depois eles ainda esperam por uma solução para a situação de cerca de 500 famílias que foram despejadas do local após decisão judicial.

Representantes dos moradores foram recebidos pelo prefeito Luiz Marinho, juntamente com o vereador e líder da bancada do governo na Câmara Municipal Antonio Carlos da Silva, o Toninho da Lanchonete. Na oportunidade, o prefeito esclareceu aos moradores que a prefeitura não poderia abrir mão da dívida do IPTU que chega a R$ 8 milhões. A única saída para abater o valor seria através de uma liminar na justiça.

O prefeito Luiz Marinho decretou a área de utilidade pública. Este decreto faz parte da desapropriação do terreno. Porém, o decreto abre espaço para negociação com os moradores que buscam alguma empresa interessada na área. Neste caso, “reverto o decreto imediatamente”, declarou o prefeito.

Os moradores do Jardim Falcão buscam reparação por danos morais, já que foram enganados por loteadores que negociaram a área de forma irregular. Eles também buscam uma valorização da indenização que eles julgam não ser o “valor ideal”.

Após reunião com o chefe do Executivo, os moradores se reuniram no Auditório da Câmara Municipal onde foram recepcionados pelos vereadores Toninho da Lanchonete, Tião Mateus e Luizinho. Eles se solidarizaram com a situação dos moradores e se comprometeram a continuar acompanhando o caso.

“Não sou proprietário de nenhum lote na área do Jardim Falcão, mas sou solidário com cada um de vocês. Vamos acompanhar esse processo até o fim”, declarou o vereador Toninho da Lanchonete.

Sonia Maria Vargas, é coordenadora da associação dos moradores. Na opinião dela, esse contato com a atual administração mostra que existe a possibilidade para a solução do problema. “Saio daqui hoje com a esperança renovada”, declarou.