9 de dezembro de 2014

Câmara homenageia os 50 anos da Faculdade de Direito de SBC

Para homenagear o Jubileu de Ouro da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (FDSBC), a Câmara Municipal (CMSBC) organizou sessão solene comemorativa. O evento, idealizado pelo vereador Antonio Carlos da Silva, o Toninho da Lanchonete, presidente da Comissão Organizadora, aconteceu na noite desta terça-feira, 9, no auditório São Bernardo da FDSBC, e reuniu diretores, professores, funcionários, alunos e ex-alunos.
 
Durante a solenidade, foi entregue para a FDSBC, na pessoa do diretor geral, professor Dr. Marcelo José Ladeira Mauad, a medalha João Ramalho, maior honraria do Legislativo são bernardense.
 
Estavam presentes o presidente da 39ª Sessão da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SBC), Dr. Luís Ricardo Vasques Davanzo; o professor da faculdade e desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, Dr. José Benedito Franco de Godoi; o secretário geral da CMSBC, Dr. Roberto Carlos de Almeida, representando o presidente do Legislativo, vereador Tião Mateus; além dos vereadores Dr. Gilberto França e Zé Ferreira.
 
O vereador Toninho começou seu discurso falando que a homenagem aprovada pelos vereadores da cidade, de forma unânime, representa o reconhecimento de toda sociedade, representada pelo Legislativo. Toninho declarou que São Bernardo “não poderia deixar de dar sua contribuição para a consolidação da democracia”, haja visto que a FDSBC foi criada em um período difícil, justamente no ano em que aconteceu o golpe civil-militar Brasil e parabenizou toda diretoria da faculdade. De acordo com o vereador, a Direito São Bernardo é administrada de forma “muito competente”.
 
“O papel desta faculdade é voltado para a transformação das pessoas com forte viés social. A Faculdade de Direito de São Bernardo é a casa do saber. Todas as ações desenvolvidas nesta faculdade são diretamente ligadas ao atendimento público, prestando importante serviço a todos moradores da cidade e região”, declarou Toninho.
 
Dois vídeos foram apresentados em seguida. O primeiro era uma gravação institucional recordando a trajetória dos cinquenta anos da faculdade. Em seguida foi transmitida mensagem do ministro Ricardo Lewandowski, presidente do Supremo Tribunal Federal.

O presidente da OAB-SBC saudou todos os presentes, parabenizou o vereador Toninho pela iniciativa e falou da importância da faculdade para o município através da realização da formação de novos operadores do Direito e pelo serviço social realizado, ao qual ele classificou como fundamental. Por fim, Davanzo declarou que acredita que “a história da FDSBC irá servir de exemplo para as próximas gerações”.
 
Benedito Franco de Godoi afirmou que “falar da FDSBC é fácil porque ela esta mais do que consagrada”. Ao fazer uma retrospectiva, o desembargador concluiu que a faculdade “integrou as mudanças da sociedade brasileira”. “A singeleza desta homenagem contrasta com a grandiosidade da Direito São Bernardo”, concluiu.
 
Marcelo Mauad agradeceu a honraria dada pelos vereadores e a presença de todos. Em sua participação, o diretor geral da faculdade fez questão de destacar o serviço social desenvolvido em parceria com o governo do prefeito Luiz Marinho, e com ajuda dos professores, funcionários e alunos.
 
“Todos reconhecem a valorização da instituição na formação de novos advogados, mas pouca gente sabe dos méritos sociais, que também muito nos orgulha”, declarou.
 
Mauad também apresentou dados destes serviços. Ele informou que só este ano foram realizados mais de 27 mil atendimentos jurídicos, e que nos últimos onze anos foram mais de 400 mil – dados oficiais da FDSBC atualizados em novembro último. “Nossa faculdade sempre foi e sempre será a casa do povo de São Bernardo”, concluiu.