10 de novembro de 2014

Vereadores de SBC realizam audiência com taxistas na Câmara Municipal

Um grupo com cerca de 50 taxistas participou de assembleia pública com vereadores de São Bernardo do Campo na manhã desta segunda-feira, 10, na Câmara Municipal. O objetivo do encontro era debater mudanças no projeto de lei nº 42/2014, de autoria do prefeito Luiz Marinho, de interesse da categoria.
 
O projeto trata, fundamentalmente, de atualizar a lei municipal que rege os Serviços de Transporte Individual de Passageiros, e abrange vários outros assuntos, como por exemplo, fazer atualizações em leis municipais já existentes, que instituem o Código de Posturas Municipais e o Sistema Tributário Municipal – leis nº 4974 de 2001 e nº 1802 de 1969, respectivamente – e propõe concretizar mudanças com a finalidade de deixar a lei mais clara.
 
José Cloves, que preside da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, falou do trabalho realizado com as comissões de Finanças e Orçamento; Obras e Serviços Públicos; e Fiscalização de Contratos e Convênios e declarou que “se houver necessidade, serão feitas alterações no projeto” fruto de um processo democrático de discussão.
 
“Nós, da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, conversamos com os vereadores que fazem parte das comissões que farão suas análises para garantirmos a discussão deste projeto. Com isso, pretendemos antecipar os pareceres e votar o projeto em plenário”, afirmou.
 
Antonio Carlos da Silva, o Toninho da Lanchonete, da Comissão de Obras e Serviços Públicos, destacou a importância do trabalho dos taxistas na cidade de São Bernardo do Campo e agradeceu a presença dos motoristas na assembleia.
 
“Quando realizamos um debate com uma categoria tão importante quanto a dos taxistas, certamente estamos fazendo o correto, porque a participação de vocês é essencial e faz toda diferença”, declarou.
Após intervenção dos vereadores, foi a vez dos taxistas fazerem suas observações. Problemas como falta de taxis em diversas regiões da cidade; má localização do ponto do novo Hospital de Clínicas José Alencar; déficit no número de taxistas; falta de fiscalização; e novas licitações, foram apresentados pela categoria.
 
Edwards Neves Neto, funcionário da Secretaria de Transportes e Vias Públicas da Prefeitura, esteve presente na audiência e fez algumas observações do ponto de vista técnico. Neto pontuou algumas regras que dizem respeito à liberação de alvarás, regulamentação dos condutores auxiliares, regras de pontuação, padronização dos taxis e publicidade nos veículos.
 
Participaram da atividade os vereadores José Cloves, e Zé Ferreira, da Comissão de Constituição, Justiça e Redação; Luizinho, da Comissão de Contratos e Convênios; Martins Martins, da Comissão de Finanças e Orçamento; e Cabrera e Toninho da Lanchonete, da Comissão de Obras e Serviços Públicos.