15 de março de 2014

Dia Internacional das Mulheres é homenageado no jardim das Orquídeas

© foto: Sinval Fernandes

O Dia Internacional das Mulheres foi celebrado com palestras na tarde deste sábado, 15, no salão de eventos da Igreja Nossa Senhora de Guadalupe, no jardim Orquídeas.
Cerca de 80 pessoas acompanharam as palestras sobre Saúde da Mulher, Lei Maria da Penha e Previdência Social.

A atividade foi organizada pelo vereador Antonio Carlos da Silva, o Toninho da Lanchonete, líder do PT na Câmara de São Bernardo e seu grupo de trabalho.

Assuntos relacionados à aposentadoria da mulher e Previdência Social foram apresentados pela Drª Marinha Reiko Iwai. Na oportunidade, Reiko esclareceu dúvidas e orientações.

Médico da rede pública de São Bernardo, o Dr. Leandro Altrão Martinez falou sobre diversas doenças que atingem principalmente as mulheres e deu dicas de como preveni-las.

O advogado Waldiney Ferreira Guimarães fez uma apresentação da Lei nº 11.340, popularmente conhecida como ‘Lei Maria da Penha’ e pontuou diversas conquistas que as mulheres tiveram após a lei entrar em vigor.


Homenagem
No dia 8 de março de 1857 uma greve em uma fábrica de tecidos de Nova Iorque terminou em genocídio após os patrões decidirem atear fogo no local. 130 funcionárias que reivindicavam melhores condições de trabalho e salário, além da redução da jornada de trabalho morreram carbonizadas.

Durante um congresso de mulheres socialistas que aconteceu em 1910, ficou decidido fazer uma homenagem a estas mulheres nova-iorquinas. O 8 de março ficou conhecido como ‘Dia Internacional das Mulheres’. 65 anos depois, a Organização das Nações Unidas reconheceu a data.