8 de março de 2014

Atividade homenageia o Dia Internacional das Mulheres

O Dia Internacional das Mulheres foi celebrado com palestras na tarde deste sábado, 8, no escritório político do jardim do Lago do vereador Antonio Carlos da Silva, o Toninho da Lanchonete, líder do PT na Câmara de São Bernardo.

Três palestras foram realizadas durante a atividade, que contou com a presença de 130 pessoas. Os temas tratavam da... Saúde da Mulher, Lei Maria da Penha e Previdência Social.

O advogado Waldiney Ferreira Guimarães fez uma apresentação da Lei nº 11.340, popularmente conhecida como ‘Lei Maria da Penha’ e pontuou diversas conquistas que as mulheres tiveram após a lei entrar em vigor.

Médico da rede pública de São Bernardo, o Dr. Leandro Altrão Martinez falou sobre diversas doenças que atingem principalmente as mulheres e deu dicas de como preveni-las. Altrão aproveitou a oportunidade e tirou dúvidas das pessoas que participaram do encontro.

Assuntos relacionados à Previdência Social foram explicados pelo Dr. Guilherme Demarchi, que também esclareceu dúvidas e orientações.

O vereador Toninho classificou a atividade como muito importante. Em sua opinião, as palestras foram muito significativas e fundamentais por informar e orientar as pessoas.

“Hoje nós homenageamos todas as mulheres que fazem parte de nossas vidas. São mães, filhas, irmãs e amigas que merecem todo nosso respeito durante o ano todo. Não podemos esquecer de todas aquelas guerreiras, que morreram lutando para garantir mais dignidade. Todos nós queremos igualdade e melhores condições de vida”, disse o vereador.

Homenagem
No dia 8 de março de 1857 uma greve em uma fábrica de tecidos de Nova Iorque terminou em genocídio após os patrões decidirem atear fogo no local. 130 funcionárias que reivindicavam melhores condições de trabalho e salário, além da redução da jornada de trabalho morreram carbonizadas.

Durante um congresso de mulheres socialistas que aconteceu em 1910, ficou decidido fazer uma homenagem a estas mulheres nova-iorquinas. O 8 de março ficou conhecido como ‘Dia Internacional das Mulheres’. 65 anos depois, a Organização das Nações Unidas reconheceu a data.