16 de fevereiro de 2014

Presença de lideranças marca a posse da diretoria do Fórum Social Pós-Balsa


Os novos diretores do Fórum Social Pós-Balsa tomaram posse dos respectivos cargos em uma cerimônia que reuniu cerca de 150 pessoas, entre moradores, lideranças do Riacho Grande, vereadores e assessores parlamentares. O evento aconteceu na manhã deste domingo, 16, na sede da Sociedade Amigos do Bairro Santa Cruz.

De acordo com dados do IBGE, 9700 pessoas moram na região, espalhadas em 30 comunidades.

A criação do fórum começou a ser debatida em 2013, diante da necessidade de organização da população e dos inúmeros problemas que atingem os moradores.

Diversos líderes comunitários e representantes de associações participaram do processo de discussão e organização, que culminou com a fundação do fórum no dia 27 de outubro do ano passado.

Edivaldo Mendes, conhecido como Babu, foi eleito presidente da entidade. Ele disse estar muito contente e falou que o fórum “irá garantir o debate popular e democrático de todo tipo de problema que possa surgir”.

“Hoje é um dia histórico para o Riacho Grande. Este fórum será um marco para os moradores. Gostaria de convidar toda população para participar conosco. Acredito que a nossa organização irá fortalecer a luta”, disse Babu.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Tião Mateus, esteve presente na atividade. Tião falou de sua satisfação e declarou que o fórum “precisa agregar a população de todos os bairros do pós-balsa para garantir benfeitorias na região”, que ele classificou como “muito importante” para a cidade de São Bernardo.

Antonio Carlos da Silva, o vereador Toninho da Lanchonete, líder do PT da Câmara de São Bernardo, também participou da cerimônia. Em sua opinião, a criação do fórum é “muito oportuna”.

“Quero destacar a importância da participação de cada morador para que este fórum funcione efetivamente. Sua criação foi fundamental e é prova da responsabilidade e do compromisso da população. Precisamos nos unir cada vez mais. Este é o único caminho para conquistarmos nossas reivindicações”, avaliou.

Moradora do bairro Santa Cruz, Solange Carvalho acredita que a criação deste fórum deve fortalecer e unir os moradores. “Tem muita coisa a ser feita aqui no pós-balsa. Com a criação deste fórum, teremos força para trazer melhorias para cá, com uma só voz”, analisou a munícipe.

O Fórum Social Pós-Balsa foi criado para dialogar com todas as esferas do Poder Público a fim de garantir que a região seja contemplada de forma digna proporcionando melhorias em todas as áreas de interesse social.