17 de dezembro de 2013

Conselheiros de Saúde eleitos tomam posse no Teatro Cacilda Becker

Da redação

O prefeito de São Bernardo do Campo participou na noite desta terça-feira (17), da posse dos membros do conselho municipal e dos conselhos gestores das unidades de saúde do município. A cerimônia, realizada com a presença do secretário municipal da pasta, aconteceu no Teatro Cacilda Becker.

O prefeito falou sobre a importância dos conselheiros para a melhoria dos serviços públicos de saúde. "Em cinco anos fizemos muitos investimentos na área da Saúde, como a 23ª UBS que vamos entregar, reformada e ampliada, na sexta-feira (20), no Riacho Grande; o Hospital de Clínicas Municipal; as nove UPAs e muitas outras melhorias. Tudo isso, toda essa transformação, também é graças ao trabalho dos conselheiros", disse.

Os conselhos gestores das unidades de Saúde são compostos por 17 usuários do sistema e outros cinco trabalhadores da rede. O colegiado, de caráter consultivo, tem a função de elaborar e propor políticas e ações que melhorem ainda mais os serviços prestados pela unidade de Saúde a que se vincula. 

A eleição para esses conselhos locais ocorre a cada dois anos e antecede a do Conselho Municipal de Saúde, que representa os usuários e trabalhadores de todo o município. 

A cada nova unidade de Saúde inaugurada, em 120 dias é realizada a votação de seu conselho gestor. A do Hospital de Clínicas Municipal José Alencar, por exemplo, será realizada em abril de 2014.

O Conselho Municipal de Saúde, por sua vez, tem em sua composição 24 membros titulares e 24 suplentes. Vinte e cinco novos integrantes tomaram posse nesta terça-feira. O conselho formula, propõe e controla a execução das políticas públicas de saúde de São Bernardo, inclusive quanto aos aspectos econômicos e financeiros, como pregam as diretrizes e normas do Sistema Único de Saúde (SUS) e a Lei Orgânica do município.

"O Conselho Municipal de Saúde de São Bernardo é um exemplo para o país. Nossos conselheiros desempenham muito bem seu papel e não ganham absolutamente nada em troca. Ali eles representam a sociedade, os usuários, os trabalhadores e a comunidade. São a voz da cidade", disse o secretário de Saúde.Como prova da importância crescente dessa instância, cada vez mais pessoas têm votado nas eleições para o Conselho: em 2011, 11.015 usuários exerceram direito a voto, número que saltou para 14.058 neste ano.

Inclusão
. Durante a posse, a Prefeitura recebeu duas vans adaptadas para o transporte de pessoas com deficiência. Elas foram cedidas pelo governo federal por meio do Programa Viver Sem Limite, voltado a esse público. Os veículos, que transportam, cada um, três cadeirantes e cinco acompanhantes, serão utilizados também no futuro Centro Especializado de Reabilitação.