3 de setembro de 2013

Prefeito Luiz Marinho inaugura novo Caps no Bairro Alvarenga

Foi inaugurado mais um Centro de Atenção Psicossocial (Caps) em São Bernardo. Nesta terça-feira, 3, o prefeito Luiz Marinho esteve presente na entrega do centro, que irá funcionar 24h por dia, sete dias por semana.

“Estamos construindo uma rede de trabalho de homens e mulheres, a partir dos Caps, com a retaguarda dos hospitais da saúde pública. Assim, teremos uma cidade cada vez mais solidária e acolhedora”, disse o chefe do Executivo.

No local, serão atendidos casos encaminhados das Unidades Básicas de Saúde de Vila Marchi, Vila Rosa, Nazareth, Alvarenga, Ipê, União, Orquídeas, Jardim das Oliveiras, além das UPAs Alves Dias/Assunção e União/Alvarenga, o que corresponde a mais de 200 mil pessoas que moram na região.


Durante o evento de inauguração, o secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Arthur Chioro, explicou que o novo Caps faz parte de um projeto alinhado à política nacional de cuidado com a saúde e também de reintegração com a sociedade.

“O objetivo é proporcionar que as pessoas se reintegrem à sociedade, ao mercado de trabalho, à moradia, que reconstruam o seu projeto de vida e possam retomar sua própria integridade”, ressaltou. 
Chioro explicou que o atendimento será feito por uma equipe de 33 pessoas: psiquiatra, clínico geral, psicólogo, assistente social, enfermeiros, monitores de oficinas terapêuticas e técnicos de enfermagem.

De acordo com informações divulgadas pela prefeitura, o munícipe de São Bernardo possui vários serviços de combate ao uso abusivo de álcool e outras drogas como o
Caps 3 Álcool e Drogas Adulto Centro, Caps Álcool e Drogas Infanto-Juvenil, Rudge Ramos, Consultório de Rua, Repúblicas Terapêuticas Infanto-Juvenil (Taboão) e Adulto (Jardim do Mar).

No caso de pessoas com
transtorno psíquico, os locais de atendimento são: Caps 3 Centro (Vila Euclides), Caps 3 Farina, Nova Petrópolis, Caps 2 Alvarenga e Caps Infantil, no Jardim Hollywood.