24 de setembro de 2013

Moradores da Paulicéia se reúnem para cobrar mais segurança


Na noite desta terça-feira, 24, cerca de 50 moradores da região dos bairros Paulicéia e Taboão estiveram reunidos com o vereador Antonio Carlos da Silva, o Toninho da Lanchonete, com o secretário de Segurança Urbana de São Bernardo, Benedito Mariano, com o responsável pelo policiamento da região, Capitão Fontes da Polícia Militar (PM) e com a delegada Drª Telma Regina Violi (titular do 5º DP).

Os moradores, que organizaram o encontro, sofrem com os constantes casos de roubos, furtos, sequestros, tráfico e consumo de entorpecentes e som alto na região. São comerciantes, funcionários públicos, empresários e líderes comunitários que buscam uma solução para o problema da criminalidade.

O secretário de Segurança Pública, Benedito Mariano, fez uma breve análise sobre a atuação da Guarda Civil Municipal (GCM) e explicou que a administração do prefeito Luiz Marinho tem investido em recursos humanos e tecnologia como forma de contribuir com o trabalho das polícias Civil e Militar.

“A GCM trabalha de forma preventiva, atuando na proteção de bens públicos. Nos últimos anos temos aumentado nosso efetivo, e isso contribui com a segurança, pois a presença de nossos guardas e das viaturas, inibe a ação dos criminosos”, afirmou o secretário ao lembrar que atualmente São Bernardo conta com um efetivo de mil GCM’s e cinco inspetorias.

De acordo com o secretário, a administração municipal tem feito um esforço para “trabalhar de forma integrada com as polícias”. “Acreditamos que a única maneira de diminuir o crime e a sensação de insegurança é trabalhando de forma integrada. Este é o esforço que temos feito nos últimos anos”, declarou.

Mariano também citou o projeto de monitoramento que esta sendo implantado na cidade e disse que há o interesse de disponibilizar estas filmagens para as investigações da polícia Civil e prevenção da PM.

A delegada do 5º DP, Drª Telma reforçou a ideia de que os moradores precisam registrar as ocorrências na delegacia para que haja investigação. De acordo com a delegada, “muitas vezes as vítimas resolvem não registrar a ocorrência por acreditar que isso não é necessário”.

“Sem a participação da sociedade, a polícia não irá resolver o problema. É preciso haver comprometimento. Registrar as ocorrências contribui para a investigação. E ajuda a solucionar os crimes”, garantiu.

Responsável pelo policiamento da PM na região, o Capitão Fontes afirmou ser “muito importante a realização desta reunião”. Fontes se comprometeu a registrar as denúncias dos moradores e disse que mesmo com o baixo efetivo do batalhão para atuar na região, o compromisso dos policiais militares com o bem estar dos moradores é o objetivo. “Estamos trabalhando para mudar essa situação, mesmo com todas as dificuldades”, falou.

Resultado. Como resultado da reunião, ficou determinado um novo encontro, no mesmo local, dentro de um mês. O objetivo é criar uma comissão de moradores que possa representar a população junto aos representantes do poder público.

O vereador Toninho sugeriu aos moradores que seja feito um abaixo-assinado para ser entregue ao secretário de Segurança Pública do estado de São Paulo com o intuito de aumentar o efetivo tanto da PM, quanto da polícia Civil, para atuar na região e fazer com que as delegacias da região funcionem 24h por dia.

“Esta reunião foi muito importante pela mobilização das pessoas. O objetivo nosso aqui é diminuir a violência. Vamos seguir acompanhando de perto, junto com os moradores. E vamos cobrar ações que realmente tragam o sossego novamente ao bairro”, disse.