14 de junho de 2013

Sessão Solene na Câmara homenageia a Campanha da Fraternidade 2013


Da Redação - Por iniciativa do vereador Antônio Carlos da Silva, o Toninho da Lanchonete (PT), o Salão Nobre da Associação dos Funcionários Públicos e Autárquicos de São Bernardo do Campo sediou nesta última sexta-feira (14) a sessão solene em comemoração pela Campanha da Fraternidade 2013, com o tema "Fraternidade e Juventude".


Destaque para a participação de Dom Nelson Westrupp, que abordou o tema da campanha em sua mensagem e emocionou os fiéis que acompanharam a cerimônia. Para compor o cenário ideal para falar de juventude e fraternidade, nada melhor que música da melhor qualidade. Destaques para os violeiros do grupo liderado por Sinval Fernandes da Silva, e do Coral da Juventude, formado por integrantes dos projetos Plural e Irmão Sol, regido pelo maestro Dogulas Leite. Com coordenação musical de Gian Carlos e Rosana Vertematti, o coral, que mescla crianças, jovens e adultos, emocionou os presentes.

Além de Antônio Carlos da Silva e do bispo Dom Nelson, a Mesa de Honra que coordenou os trabalhos foi composta por Robson Alexandre de Jesus, que representou o prefeito Luiz Marinho; o ex-prefeito Maurício Soares, atual presidente da Fundação Criança de São Bernardo; padre Ademir Santos de Oliveira, assessor diocesano da Juventude; a deputada estadual Ana do Carmo (PT); Irmãs Ana Maria Marques, presidente do Lar Madre Vicenza, que recebeu o título de Entidade Benemérita, e Daniela Bonetto, da Associação de Promoção Humana e Resgate da Cidadania Padre Léo Comissari, que recebeu a Medalha João Ramalho, e o padre Rinaldo Trebbi Lotiergo, assessor diocesano da Campanha da Fraternidade da Diocese de Santo André.

Em seu pronunciamento, o vereador Antonio Carlos destacou a importância da campanha deste ano e até mesmo de o povo católico aderir ao movimento que se propõe a levar mais fraternidade à juventude. "A missão do político católico é mostrar, em seus atos, o compromisso ético com toda a sociedade, em especial com os mais pobres, e os desprotegidos pelas leis", destacou. Para ele, nada melhor do que falar para a juventude. " A nossa juventude está muito exposta aos efeitos da pobreza, vítima de alienações que afetam a sua identidade pessoal e social", destacou o vereador.

Além de convocar os jovens católicos presentes a engrossarem fileiras no Congresso Mundial da Juventude, o vereador Antônio Carlos também aproveitou o evento para lançar a discussão sobre a redução da maioridade penal, acompanhado por Dom Nelson Westrupp. "A campanha que vem sendo veiculada na mídia não deixa dúvida que é uma proposta que vai penalizar ainda mais os nossos jovens e adolescentes, sobretudo os mais pobres, negros e moradores de rua", disse.

Dom Nelson reiterou a crítica do vereador e lançou uma questão para a reflexão da comunidade católica. "O povo católico precisa responder ao questionamento. O que nós estamos verdadeiramente fazendo para levar a fraternidade para a nossa juventude, que vem sendo castigada pelos sistemas de exclusão social, carcerário e até mesmo educacional. Precisamos levar essa mensagem, em especial agora, às vésperas do Congresso Mundial da Juventude, que acontecerá em julho, no Rio", convocou.