15 de junho de 2012

Câmara Municipal discute fraternidade e saúde pública em solenidade



Por Júlia Biude
Na última sexta-feira (15), a Câmara Municipal de São Bernardo do Campo realizou uma solenidade para discutir o tema da Campanha da Fraternidade de 2012, que este ano é Fraternidade e Saúde Pública. O evento contou com palestras do cardeal-presbítero Dom Cláudio Hummes e do secretário de Saúde do município, Arthur Chioro.

O vereador Antonio Carlos da Silva, Toninho da Lanchonete, idealizador da solenidade, destacou a importância do trabalho feito por políticos católicos. “Temos que fazer políticas públicas que venham beneficiar as pessoas mais humildes. Devemos pensar em leis e também fiscalizar o Executivo, que tem o dever de fazer obras para beneficiar os mais necessitados. Por isso estamos aqui discutindo esse tema.”

Dom Cláudio Hummes, que foi arcebispo de São Paulo e prefeito do Vaticano, atualmente está oficialmente aposentado das atividades, mas continua falando aos fieis da Igreja Católica. O cardeal-presbírito explanou sobre a importância de refletir sobre a realidade da saúde no Brasil em vista de uma vida saudável, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas para o serviço aos enfermos, para o suprimento de suas necessidades do corpo e do espírito e a sua integração na sociedade. “Precisamos nos sensibilizar e cuidarmos uns dos outros”, reforçou Dom Hummes. Arthur Chioro mostrou a importância de ter um sistema de saúde eficiente e destacou as obras feitas pela Prefeitura de São Bernardo na área.

Em 15 de junho, também é comemorado o Dia do Sagrado Coração de Jesus em todas as paróquias do Brasil. Para marcar a data, integrantes de igrejas católicas da região fizeram a entronização da Bíblia, do estandarte com a imagem do Sagrado Coração de Jesus e da imagem de Nossa Senhora Aparecida. Ainda na solenidade, 12 pessoas que realizam trabalho nas paróquias foram homenageadas. “Sabemos o quanto nosso povo tem se dedicado para fazer o serviço do Senhor, por isso entregamos esse certificado de honra ao mérito”, afirmou o vereador Antonio Carlos da Silva.

Campanha da Fraternidade
 A primeira Campanha da Fraternidade surgiu em 1964 dentro da Igreja Católica e é lançada sempre na quarta-feira de cinzas e dura todo o ano. A campanha já passou por três fases – a primeira (1964-1972), foi para a renovação e reestruturação da igreja; a segunda (1973-1984), foi voltada para a realidade social do povo e para a denúncia de pecados. Atualmente, está na terceira fase, que teve início em 1985, que trata da situação existencial do povo brasileiro. Esse ano o tema é Fraternidade e Saúde Pública e o lema é Que a saúde se difunda sobre toda a terra.