25 de abril de 2012

Motoristas do SAMU realizam protesto na Câmara Municipal de SBC


Na sessão ordinária desta quarta-feira (25), o Sindicato dos Servidores Públicos de São Bernardo do Campo (SindServ) realizou um protesto pedindo entre outras coisas a manutenção das horas extras, a criação da gratificação para os motoristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

A categoria questiona a contratação de 40 novos funcionários que foram selecionados pela Fundação ABC, que presta serviços à prefeitura. Luciano da Silva é enfermeiro e representante do sindicato. Em sua opinião, “não podemos admitir a substituição de um serviço de referência na região pelos bons trabalhos prestados”.

“Segundo nos informaram, o motivo da contratação seria para fazer economia. Mas nós questionamos essa economia uma vez que um motorista que entra hoje na prefeitura ganha em torno de R$ 1.600 e pela fundação irá ganhar R$ 2.200”, declarou.

Da Silva também argumenta dizendo que os profissionais que compõem hoje o SAMU estão desde a sua implantação, que ocorreu há 4 anos. “Os 40 motoristas já estão acostumados com a cidade e estão treinados para desenvolver seu papel”, comentou.

Durante a sessão, após a fala do companheiro Luciano, o líder do governo na Câmara Municipal, vereador Toninho da Lanchonete, intermediou uma reunião com representantes da Secretaria de Saúde, que é responsável pela contratação dos novos motoristas e pelas equipes do SAMU.

“Manifesto meu apoio aos trabalhadores e motoristas do SAMU que realizam um trabalho fundamental em nosso município”, declarou o vereador. Toninho da Lanchonete destacou a importância do debate com os trabalhadores e parabenizou a todos pela iniciativa de fazerem uso da Câmara Municipal.

Reunião na secretaria
Uma comissão foi recebida ainda na manhã desta quarta-feira na Secretaria de Saúde. Membros do SindServ e dos motoristas do SAMU se reuniram com assessores do secretário Arthur Chioro.

A equipe do vereador Toninho da Lanchonete não teve acesso à reunião, mas segundo informações divulgadas posteriormente pelo próprio senhor Luciano da Silva, a equipe da secretaria afirmou que “durante o treinamento dos novos motoristas selecionados pela Fundação ABC nenhum motorista do SAMU será realocado da atual função”.

Uma nova reunião deverá acontecer na próxima semana para definir a devolutiva da gratificação e a manutenção das horas extras para os funcionários.

Secretário Arthur Chioro

O secretário de Saúde de São Bernardo, Arthur Chioro, atendeu nossa equipe durante a reunião do Orçamento Participativo (OP) realizada na noite desta quarta-feira (25) na EMEB Benedito José de Morais, no Jardim Silvina.

Questionado sobre o protesto ocorrido na sessão desta quarta-feira (25), Chioro disse que anteriormente já houve reuniões com os motoristas do SAMU e que “a contratação de 40 novos motoristas pela Fundação ABC não irá afetar o trabalho desenvolvido pela atual equipe”. E
 concluiu dizendo “o que não podemos fazer é deixar as ambulâncias do SAMU paradas”.