7 de março de 2012

Moradores do Santa Cruz protestam contra a falta de abastecimento d'água e água preta

Na sessão desta quarta-feira (7), uma comissão de moradores do Santa Cruz, região do Riacho Grande, foi recebida pelos vereadores na Câmara Municipal de São Bernardo do Campo. A reunião aconteceu após a moradora e líder comunitária Geralda Dias Melo fazer uso da Tribuna Livre para reclamar dos serviços de abastecimento d’água que vêm sendo prestados à população.

De acordo com informações da munícipe, a água que abastece as casas na região vem de um poço artesiano com a ajuda de uma bomba operada pela Sabesp. Há 15 dias, uma equipe da empresa realizou manutenção no equipamento e desde então os moradores recebem água escura, suja e barrenta. “A gente abre a torneira e sai um líquido preto”, declarou Dona Geralda.

Durante a reunião, o vereador Toninho da Lanchonete, líder do governo na Câmara Municipal, disse que o pronto restabelecimento da água potável é “prioridade”. “Isso que estamos vendo não é água, é um veneno para a saúde do trabalhador e de sua família”, declarou.

Na opinião do vereador Toninho da Lanchonete, “uma empresa do porte da Sabesp não pode se limitar a fazer manutenção, eles têm de apresentar um projeto para o Santa Cruz”, declarou.

Catarino Francisco da Silva é morador do bairro e esteve presente na reunião.  Seu Catarino comentou que antes os moradores não sofriam com a falta d'água e que antes a água não chegava nas casas junto com barro. Ele comenta que “desde que a Sabesp passou a ser responsável pelo abastecimento aqui, os moradores passaram a sofrer com a falta d'água”, analisou.

Ao término do encontro, os vereadores marcaram um encontro junto com a comissão de moradores na próxima segunda-feira (12), às 9h. Na oportunidade, Claudionor Gabas estará presente. Gabas é coordenador regional da Sabesp e poderá esclarecer aos questionamentos dos moradores e parlamentares.