15 de abril de 2015

Frente Parlamentar cobra transparência da Sabesp e retomada de obras de coletores

Reportagem: Rafael Nunes | Foto: Cadu Bazilevski Aragão

Grupo formado e coordenado por deputados petistas do ABC oficializou nesta quarta-feira (15) a frente parlamentar

O lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Recuperação da Qualidade da Água da Represa Billings, nesta quarta-feira (15) na Assembleia Legislativa de São Paulo, foi marcado pelo tom crítico à gestão da água no Estado de São Paulo. Ana do Carmo, Teonílio Barba, Luiz Fernando Teixeira e Luiz Turco, deputados estaduais que coordenarão a frente, criticaram duramente a paralisação das obras de coletores troncos em São Bernardo, consideradas vitais para a melhora na qualidade da água na região.
 
“Desde que o DAE (Departamento de Água e Esgoto) foi privatizado, a questão da coleta e tratamento de esgoto constou no contrato entre a Sabesp e São Bernardo. Mas até hoje isso não foi regularizado. Já se passaram anos e nada foi feito”, criticou a deputada Ana do Carmo. “Está em jogo a nossa ‘caixa d’água’. Temos que pesar a possibilidade de não só parar de poluir a represa, como também despoluir a água que lá está, já suja. E isso é, sim, uma responsabilidade da Sabesp e do Governo do Estado”, completou o deputado Luiz Fernando Teixeira.
 
Outro ponto amplamente criticado durante o evento foi a falta de transparência do governo nas ações planejadas para a Billings. “Há poluentes extremamente fortes na represa, mas não se sabe exatamente o que está sendo planejado, muito menos o que tem sido feito. Não é dessa forma que teremos uma saída decente”, apontou Barba. “Foram gastos milhões com a recuperação do Rio Pinheiros, sem sucesso. O que está planejado para a Billings? Não se sabe, nem as prefeituras sabem ao certo. Falta transparência e investimento pesado”, citou
 
Fórum Social Pós-Balsa – além do ato que oficializou a Frente Parlamentar em Defesa da Recuperação da Qualidade da Água da Represa Billings, o Fórum Social Pós-Balsa, grupo formado por associações de moradores de bairros na região do pós-balsa, no Riacho Grande, esteve na Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (15). O grupo entregou ao presidente da Casa, Fernando Capez, uma lista de reivindicações da região, como o cumprimento de promessa do Governo do Estado pela implantação de uma nova balsa na região. Os moradores foram acompanhados do vereador Toninho da Lanchonete (PT).