10 de fevereiro de 2015

PT de São Bernardo comemora os 35 anos do partido em ato na Matriz

Cerca de 200 pessoas participaram de um ato em comemoração aos 35 anos de fundação do Partido dos Trabalhadores (PT) no início da tarde desta terça-feira (10), na praça da Igreja Matriz, no centro de São Bernardo do Campo.
 
A atividade contou com a presença de várias lideranças do PT municipal e foi comandada pelo presidente do diretório, Brás Marinho, e pela vice-presidente estadual da legenda, Zaninha. Estiveram presentes os vereadores da cidade, os três deputados estaduais eleitos Ana do Carmo, Barba e Luiz Fernando, além de secretários do Executivo.
 
História
O PT foi fundado em 10 de fevereiro de 1980 no Colégio Sion, na capital paulista, em um período em que o regime militar caminhava para o fim. As pessoas que fundaram o partido eram trabalhadores da cidade e do campo, sindicalistas, militantes de esquerda, intelectuais e artistas, e sentiam a necessidade de promover mudanças na sociedade.
 
Trinta e cinco anos depois, é o maior partido de esquerda das Américas e é a maior ferramenta de defesa da classe trabalhadora no Brasil. O PT possui mais de um milhão e setecentos mil filiados em todo o País. Esta representado em mais de cinco mil municípios. É o único partido brasileiro que realiza eleições diretas para todos os cargos da direção através do Processo de Eleições Diretas (PED).
 
Em 2002, conseguiu eleger Luiz Inácio Lula da Silva presidente. O primeiro líder sindical a ocupar o posto mais alto da República. Oito anos depois ajudou a conduzir a primeira mulher ao posto, com Dilma Rousseff.